Thursday, February 09, 2006

Um salto até à estrela


Escrevi este texto no dia 29 de Novembro...Claramente um dia mau! Achei engraçado por isto aqui, mesmo que o estado de espírito seja bem diferente agora! Enfim, dias bons e dias maus! Enjoy:
É bom realizar que as chamadas "novas tecnologias"conseguem, de facto, encurtar distâncias. Comunicar é mais fácil, estar perto é mais fácil. Chats, mails, skype, máquinas digitais, telemóveis 3G...permitem que amigos e família estejam bem mais a par do que se passa a 1500kms de distância do que há uns anos atrás. Há dias em que é impressionante o efeito que tem uma simples fotografia num telemóvel. Por momentos,faz-me cortar com o meu novo mundo e transporta-me, por segundos que sejam, para o conforto das minhas memórias, rasgando-me um sorriso. Sorriso que tem dias, pois é uma mescla de saudades e de boas lembranças, e pode dar para um aperto no coração nos dias maus...pela solidão e sensação de impotência de quem está longe. Será que estamos mesmo mais perto?Primeiro, será que por ser mais fácil, não banalizamos o que é estar longe? Não adiamos a resposta a um mail muito mais facilmente do que adiaríamos a uma tão esperada carta? Por outro lado,será que sou eu mesma, sem barreiras,como quando estamos a cafezar ao pé do rio, quando estou sozinha em frente a um computador? Falamos da mesma maneira? Estamos na mesma maneira?
Se a resposta fosse "sim", então estaríamos a tirar a importância gigante de tudo o que compõe uma conversa: do básico, receber resposta depois de fazer uma pergunta(!);ao subtil e simples, mas que tanto nos diz, olhar nos olhos; Os momentos de silêncio, que apenas são confortáveis com aqueles que são realmente importantes...Estar...
Estar é tão mais que comunicar...É disso que mais sinto falta!

No comments: